licenciatura plena em pedagogia

O que é licenciatura plena em pedagogia?

Quando se fala sobre a faculdade de pedagogia, você certamente, em algum momento, já deve ter se deparado com os termos de licenciatura curta ou plena.

As nomenclaturas costumam causar uma pequena confusão para quem não possui um conhecimento aprofundado sobre o assunto.

E por isso, com o objetivo de evitar ainda mais dúvidas sobre o tema, hoje vamos explicar o que é licenciatura plena em pedagogia.

Mas, antes, para começar, vamos diferenciar a licenciatura curta da plena.

Licenciatura Curta x Licenciatura Plena

Há alguns anos, havia, no mercado educacional, dois tipos de licenciatura para quem almejava dar aulas: a curta e a plena.

A licenciatura curta, que acabou sendo extinta, era uma modalidade que previa uma formação mais rápida, preparando educadores para atuar somente na educação infantil.

Por outro lado, a licenciatura plena é o tipo de curso de graduação oferecido atualmente, em áreas diversas da educação, como o curso de pedagogia propriamente dito, licenciatura em matemática, licenciatura em história, e por aí…

Assim, para poder dar aulas, é necessário que você se gradue com uma licenciatura plena.

Sobre o curso de pedagogia – Licenciatura Plena

O curso de Pedagogia é um dos mais buscados no Brasil, ficando atrás somente de Direito e Administração. Os principais fatores para o sucesso do curso são as diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho e as taxas de empregabilidade.

Desta forma, quem conclui o curso de pedagogia a distânciaou presencial, pode atuar como professor na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação de jovens e adultos. Além disso, o pedagogo também poderá atuar na parte de apoio pedagógico das escolas, na supervisão, orientação e direção.

Entretanto, para que possa atuar em tantas funções, a profissão requer uma base muito sólida e profunda, que deve ser adquirida durante os anos de graduação.

Por isso, de acordo com o Ministério da Educação – MEC, a carga horária mínima do curso é de 3.220 horas.

Esse tempo é pensado pelo MEC para que haja uma divisão de conhecimento. São, em média, 2.800 horas para desenvolver pesquisas, atividades em sala, práticas e visitas em outras instituições. As outras 300 horas devem ser dedicadas aos estágios supervisionados obrigatórios, em que o aluno pode conhecer instituições de ensino e aprender na prática. Já as últimas 100 horas são dedicadas a monitoria e iniciativa científica.

Grade curricular do curso de Pedagogia

Seja cursando pedagogia ead ou presencial, a grade curricular do curso contempla muitos conteúdos teóricos que se aprofundam em questões históricas, sociais e culturais da educação no Brasil e no mundo.

Para tanto, disciplinas como Alfabetização e Letramento, Didática, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Língua Portuguesa, Matemática, Artes, História, Geografia, Ciências Naturais e Educação Física, Estrutura e Organização do Sistema Educacional, Filosofia, Sociologia e Psicologia da Educação, História da Educação, Informática Aplicada à Educação, Libras (Língua Brasileira de Sinais), Literatura Infantil, Orientação Educacional, Pedagogia nas Instituições não Escolares, Supervisão e Orientação Pedagógica, Técnicas de Avaliação da Aprendizagem e Tecnologia e Novas Mídias costumam ocupar boa parte do tempo de estudos.

Ainda sobre a grade curricular do curso, lembramos que o estágio curricular supervisionado é obrigatório, de acordo com a Resolução CNE/CP n. 02/2015.

O estágio é aquele momento em que o estudante pode colocar em prática o conhecimento adquirido e ter uma noção prática de como será seu futuro na profissão.

Além disso, outro elemento importante para a formação dos pedagogos, é a realização do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

Áreas de atuação na Pedagogia

Como já mencionamos anteriormente, o profissional formado em Pedagogia tem um grande leque de oportunidades de atuação no mercado de trabalho.

Mas engana-se quem acha que o pedagogo fica limitado a ser professor infantil.

Confira abaixo algumas opções de atuação do profissional de pedagogia dentro e fora do ambiente escolar:

No Ambiente Escolar

Ensino: lecionar na Educação Infantil, nas cinco primeiras séries do Ensino Fundamental ou na alfabetização de jovens e adultos.

Educação Especial: desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de necessidades especiais.

Orientação Educacional: dar assistência aos estudantes com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos.

Coordenação Pedagógica: acompanhar, orientar e avaliar os professores, a rotina da escola e o processo de aprendizagem dos alunos.

Supervisão Educacional: orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho, com o intuito de melhorar a qualidade do ensino.

Administração Escolar: gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros dos estabelecimentos de ensino.

Fora do Ambiente Escolar

Pedagogia Empresarial: desenvolver e implantar projetos educacionais culturais para empresas, ONGs e outras instituições.

Pedagogia Social: inserir a prática da educação, em espaços não escolares, como em igrejas, centros comunitários, asilos, presídios ou na assistência social á pessoas em situação de risco e abandono.

Pedagogia Hospitalar: implementar processos educativos de crianças e jovens internados.

Desenvolvimento de Materiais de Ensino: elaborar livros infantis e material didático para o Ensino Fundamental.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

About Us

Sed gravida lorem eget neque facilisis, sed fringilla nisl eleifend. Nunc finibus pellentesque nisi, at is ipsum ultricies et. Proin at est accumsan tellus.

Featured Posts