O que é PIS/PASEP?

Se você está sem dinheiro e não sabe como lidar com as contas do dia a dia, saber O que é PIS/PASEP pode te trazer uma certa alegria.

Isso porque o PIS/PASEP é um programa de benefício do governo que pode te dar um 14° salário. Isso mesmo, a grosso modo, o PIS/PASEP pode servir como fonte de renda em momentos de crise.

Mas para que você possa aproveitar tudo isso é preciso entender exatamente como funciona. Então, continue lendo para saber como receber essa que pode ser uma ótima surpresa para suas contas.

Entenda o que é PIS/PASEP

Criado em 1970, a Lei Complementar nº 7 criou o Programa de Integração Social (PIS). O programa era voltado para trabalhadores privados e queria promover a integração entre empresa e empregado.

Já a Lei Complementar 8, do mesmo ano, instituiu o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP. A ideia era beneficiar servidores de todas as esferas.

Em 1975 os dois benefícios foram unificados e isso é o que é PIS/PASEP nos dias de hoje, um benefício unificado.

Qual o valor do PIS/PASEP?

O trabalhador que tem direito ao PIS/PASEP pode receber até um salário mínimo no ano. O valor é o limite máximo, mas o trabalhador pode receber menos, se não houver trabalhado o ano todo.

Assim, caso tenha trabalhado apenas seis meses, por exemplo, recebe metade de um salário mínimo.

Quem faz o pagamento do PIS/PASEP?

A Caixa Econômica Federal é responsável por fazer o pagamento dos valores aos trabalhadores comuns. De outra banda, o Banco do Brasil fica com o pagamento para os servidores públicos.

Assim, todos os anos os bancos informam o calendário de pagamento em seu site e agências. Todo trabalhador têm um número de PIS/PASEP e o pagamento é feito de acordo com esse número.

Quem tem direito?

Basicamente, quem tem direito ao dinheiro do benefício são pessoas:

  • que trabalharam com carteira assinada por ao menos 30 dias no ano anterior;

  • que receberam no máximo dois salários mínimos, em média;

  • Que estão inscritas no PIS/PASEP há cinco anos ou mais;

Um ponto interessante a Lei 13.932/19 prevê vários motivos para o saque antecipado. Eles vão de aposentadoria à doenças graves, mas todos permitem que você acesse o dinheiro antes.

Conclusão

Como você pôde perceber, o PIS/PASEP é um dos benefícios governamentais mais interessantes. Então, agora que você já sabe o que é PIS/PASEP, está esperando o que para ir fazer o seu saque?

Agência Kalima

Agência de Produção de Conteúdo Web

Voltar ao topo